O Presidente Lula (PT) está de volta a Brasília após o primeiro giro das viagens nacionais de 2024, feito na sexta-feira (19.jan). Ele havia visitado Bahia, Pernambuco e Ceará, onde participou de inaugurações de obras e apresentou novos projetos. Estes destinos foram repetições de sua rota no primeiro trimestre de 2023.
O atual ano é de eleições municipais e, em novembro, o Presidente declarou que dedicará seu tempo para viajar pelo país e visitar obras em progresso. Segundo ele, esta seria uma grande aposta para a criação de empregos e o aumento da renda.
A viagem pelo Nordeste tem como objetivo aumentar o número de prefeituras comandadas pelo PT nesta eleição. Em 2020, o partido elegeu 90 prefeitos na região, mas em 2023 esse número subiu para 135, após algumas mudanças de afiliação partidária no primeiro ano do Governo Lula.
Na última semana, a visita ao Nordeste foi breve. O Presidente viajou até Salvador (BA) na quinta-feira, onde assinou um acordo de parceria para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Rumou para Recife (PE) na tarde do mesmo dia, onde discursou a 250 funcionários da refinaria Abreu e Lima e participou da retomada das obras. Vestido com uniforme laranja da Petrobras, Lula afirmou que a estatal 'está recuperando sua identidade como empresa de todos os brasileiros e brasileiras'.
Na sexta-feira (19.jan) o chefe de estado visitou Fortaleza, onde assinou um decreto criando o Campus Avançado do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Também se encontrou com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi. Na próxima semana, ele retoma sua jornada pelo Nordeste, onde visitará a Paraíba e entregará unidades do programa Minha Casa, Minha Vida.
O PT teve uma diminuição acentuada no número de prefeitos eleitos em 2016 e 2020, coincidindo com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que prejudicou a popularidade do partido em várias partes do país. Até o final de 2023, o partido contava com 227 prefeitos, após a migração de 45 políticos, todos do Nordeste, para a sigla.
Deixe um Comentário!