Lula amplia vantagem para Bolsonaro no segundo turno, diz pesquisa

Diferença vai a nove pontos: petista cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%, segundo XP/Ipespe

COMPARTILHE:

2021-06-11 15:45:53

CartaCapital

Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula aparece quatro pontos a frente do presidente Jair Bolsonaro em pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 11.

De acordo com o levantamento, o petista saltou três pontos desde o último levantamento, indo a 32%, enquanto Bolsonaro perdeu um ponto, chegando a 28%.

Ciro Gomes foi quem mais perdeu, passando de 9% para 6%. Sergio Moro oscilou um ponto para menos, de 8% para 7%, assim como Luciano Huck, que passou de 5% para 4%.

Em simulações de segundo turno, Lula abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro. A diferença era de dois na última pesquisa. Ele cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%.

Nas simulações, o presidente agora aparece numericamente atrás também de Ciro Gomes, que tem 41% contra 37%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24%. Há 8% de votos brancos e nulos e 36% que não responderam. Outros candidatos juntos totalizam 8%.

 

Segundo a pesquisa, hoje são 50% os que consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta se apresenta.

Desde outubro, quando o movimento começa, esse grupo saiu de 31% para os 50% atuais. O número é o pior da série desde o início do governo, junto com maio de 2020.

 

Os entrevistados foram questionados também sobre a realização da Copa América no Brasil: 64% são contrários e 29% são favoráveis.

Os resultados mostram uma divisão na opinião a partir da aprovação ao presidente. Entre os que têm visão negativa de Bolsonaro, 83% reprovam o torneio. No outro grupo, 58% aprovam a realização da copa no Brasil.

Leia a pesquisa completa.

Leia também:Freixo anuncia que vai para o PSB e pede apoio de Ciro a Lula'Ajudar o povo é fazer o que o Lula fez?', pergunta Bolsonaro em GoiásGrande mídia sonha com candidato que derrote Lula e Bolsonaro, diz GreenwaldPoderData: Ciro Gomes e Lula venceriam Bolsonaro no 2º turno 

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

ou, se preferir,

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Para comentar é preciso entrar no sistema.

Enviar