The Economist: Lula tem de se mover para o centro e indicar desde já ministro da Economia

Em editorial, a revista britânica analisa o “tenso” segundo turno das eleições presidenciais brasileiras

Valor Economico

2022-10-05 03:39:11

COMPARTILHE:

A revista britânica 'The Economist' publicou nesta terça-feira (4) editorial em que analisa o “tenso” segundo turno das eleições presidenciais brasileiras. A publicação diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito e que, para ganhar o voto dos eleitores indecisos e vencer Jair Bolsonaro (PL), precisa se mover da esquerda em direção ao centro e indicar desde já quem será o ministro da Economia caso seja eleito.

“Ele [Lula] deveria nomear publicamente um economista moderado como seu escolhido para ministro da Economia. Ele deveria reafirmar para os representantes do agronegócio que ele não vai tolerar invasões de terra organizadas por movimentos sociais próximos do PT. Ele deveria prometer não nacionalizar nenhuma indústria.”

Para 'The Economist', a questão econômica vai ser central para a definição das eleições no Brasil. Por motivos “razoáveis”, diz a publicação, existe dois temores dos eleitores em relação a Lula: de que o petista seja conivente em relação à corrupção e que ele atue na economia com uma orientação esquerdista.

A revista informa que, quando governou o país, Lula atuou de forma pragmática na economia. No entanto, falhou ao endereçar questões fiscais e “escolheu uma sucessora inepta, Dilma Rousseff, sob o comando de quem a economia quebrou”.

Segundo a revista, o cenário fiscal, agora, é ainda mais duro do que quando Lula presidiu o Brasil, e a plataforma eleitoral atual dele é “vaga” e tem “traços preocupantes de esquerdismo antiquado”. São citados como exemplo a defesa de que o Estado deve ser o indutor do crescimento e de que os preços da Petrobras têm de ser “abrasileirados”.

O candidato do PT à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Marcelo Chello/AP

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Enviar