Saiba quem é Casimiro, o primeiro a transmitir uma Copa do Mundo pelo Youtube

O influencer ganhou o direito de transmitir, oficialmente, jogos da Copa em seu canal. Nesta quinta-feira (24/11), a live do streamer foi a mais assistida da história do Youtube

Correio Brasiliense

2022-11-25 03:40:05

COMPARTILHE:

Casimiro Miguel, 29 anos, conhecido como Cazé, é uma das estrelas desta Copa do Mundo. Apesar de não integrar a seleção, o influenciador digital marcou um golaço, nesta quinta-feira (24/11), com a transmissão do jogo do Brasil contra a Sérvia. A live, com mais de sete horas de duração, bateu recorde que, até então, era da cantora sertaneja Marília Mendonça e se tornou a mais assistida da história do YouTube Brasil.

Na hora da partida entre a seleção brasileira e a Sérvia, 3,31 milhões de pessoas assistiram, simultaneamente, à transmissão feita por Cazé.

O streamer carioca se tornou um fenômeno na internet pela forma irreverente e descontraída de comentar diversos assuntos , que vão do futebol ao universo dos games.

Ele também ganhou fama por conta dos vídeos de react, chamados de Casimiro Reage, em que fala sobre qualquer tipo de conteúdo, com leveza e simplicidade. Com o sucesso, Casimiro foi eleito Personalidade do Ano em 2021, pela premiação eSports Brasil. E não para por aí, o Casimito, outro apelido que ganhou dos internautas, é um verdadeiro colecionador de recordes.

Antes da live desta quinta-feira (24) se tornar a mais assistida do YouTube Brasil, Cazé bateu recorde de espectadores simultâneos na Twitch — serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra em transmissões de competições de esportes eletrônicos, videogames, música, conteúdo criativo e streams 'da vida real'. Ao comentar o documentário da Netflix sobre o Neymar, o jornalista conseguiu reunir 513 mil espectadores na live.

Casimiro também é considerado um dos maiores do mundo em quantidade de inscritos na plataforma Twitch, com mais de 95 mil inscrições, além de ser o streamer mais influente do Brasil. Em novembro deste ano, Cazé foi eleito pela revista GQ Brasil como Homem do Ano, na categoria Conteúdo Digital.

Não à toa Casimiro decidiu transformar seu canal em uma plataforma para o público assistir aos jogos durante a Copa do Mundo. O comunicador tem grande afinidade com o futebol, já que surgiu na internet e televisão pelo canal Esporte Interativo, atual TNT Sports Brasil, onde comentava e jogava em um programa de vídeo games, o EI Games.

Depois disso, Cazé ganhou projeção nacional por trabalhos como jornalista esportivo na televisão. Torcedor fanático do Vasco da Gama, Casimiro sempre teve o futebol como tema principal de seus vídeos e redes sociais, mas, durante a pandemia, abriu o leque ao reagir, por exemplo, a quadros como o Vai dar Namoro, do programa Hora do Faro, exibido na TV Record.

Até recentemente, Casimiro atuava como comentarista esportivo no SBT Sports Rio, de onde saiu em janeiro deste ano para se dedicar exclusivamente à internet.

No mesmo mês em que anunciou a saída do SBT, Casimiro fechou uma parceria com a LiveMode — empresa responsável por gerir campeonatos como Copa do Nordeste, Paulistão e pela transmissão dos jogos na internet. Com isso, o influenciador ganhou o direito de transmitir 16 jogos do Campeonato Carioca em seu canal na Twitch.

Na mesma época, a Rede Globo fez uma proposta de contratação para Casimiro, que recusou a oportunidade por entender que, na internet, teria mais liberdade criativa. E, aparentemente, a decisão do fenômeno foi mais do que acertada.

Poucos meses depois de recusar trabalhar na Globo, Cazé conseguiu o direito de transmitir jogos da Copa do Mundo em seu canal no YouTube. Isso ocorreu porque a Globo, que detinha os direitos de transmissão dos jogos para todas as mídias, incluída a internet, perdeu esse privilégio por um imbróglio financeiro com a FIFA, realizadora do Campeonato Mundial.

Assim, a FIFA fechou com a LiveMode, parceira de Casimiro desde janeiro deste ano, para a transmissão digital dos jogos do mundial de futebol. Por isso, o jornalista pode apresentar 22 jogos da Copa em seu canal, incluindo a abertura, a final e todas as partidas da Seleção Brasileira.

Uma publicação compartilhada por LiveMode (@livemodesports)

Para profissionalizar esse trabalho de transmissões esportivas na internet, Cazé montou uma equipe de peso. Por meio do canal CazéTV, o streamer convidou ex-jogadores da Seleção Brasileira, como o lateral Marcelo, o zagueiro Edmilson e o meia Juninho Pernambucano, para participarem das lives e comentarem os jogos. Além disso, repórteres como Isabella Pagliari, André Hernan, Alexandre Oliveira e o humorista Diogo Defante estão no Catar, para fazer a cobertura completa do evento.

Estamos presentes! ?? pic.twitter.com/Md6Sjy7mQJ

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Enviar