BRASIL ECONOMIA POLÍTICA

Aprovação do governo Lula cresce e atinge 60% dos eleitores, aponta pesquisa

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Genial/Quest, a aprovação do presidente Lula e de seu governo teve um crescimento de 9 pontos percentuais, alcançando 60% dos eleitores. Esse aumento foi observado em diversas regiões do país, entre diferentes faixas etárias, níveis de renda, escolaridade e religião. O destaque vai para a avaliação positiva do governo Lula entre os evangélicos, que superou a negativa pela primeira vez, com 50% de aprovação. Além disso, 25% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 também aprovam o mandato de Lula em 2023.

Aprovação do governo Lula cresce e atinge 60% dos eleitores, aponta pesquisa. Lula teve um crescimento de 9 pontos percentuais em sua avaliação positiva, alcançando a aprovação de 60% dos eleitores, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Genial/Quest. Esse aumento foi observado em várias regiões do país, entre diferentes faixas etárias, níveis de renda, escolaridade e religião. Destaca-se o fato de que a avaliação positiva de Lula entre os evangélicos superou a negativa pela primeira vez, com 50% de aprovação em relação a 46% de desaprovação. Além disso, 25% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 também aprovam o mandato de Lula em 2023.

A pesquisa também revelou que a avaliação positiva do governo Lula está relacionada à percepção de melhora da economia e ao otimismo em relação ao futuro do país. Os brasileiros acreditam que o país tende a melhorar ainda mais, o que impulsiona o desenvolvimento, o investimento e o crescimento do país, como já foi visto nos governos anteriores do PT. As políticas sociais, ambientais e de acesso à renda foram destacadas como ações positivas do governo, como o Bolsa Família de 600 reais, as políticas de proteção à Amazônia, o Minha Casa Minha Vida, o aumento do salário mínimo e a proteção aos mais pobres. Essas ações estão alinhadas ao programa que elegeu Lula presidente.

No entanto, a pesquisa também apontou desafios a serem enfrentados pelo governo Lula. Um deles é o combate às mentiras disseminadas por tanto tempo que ligavam Lula e o PT à corrupção. É necessário desmascarar as falsas informações que foram propagadas ao longo dos anos. Além disso, a violência foi citada por 96% dos brasileiros como um problema a ser enfrentado, o que requer políticas concretas de segurança pública com resultados a curto, médio e longo prazo. Outra questão importante destacada pela pesquisa é a alta taxa de juros, que é vista como um problema por 87% dos brasileiros. É fundamental realizar uma campanha pela redução dos juros e explicar que essa política é mantida pelo presidente do Banco Central indicado por Bolsonaro, indo contra a defesa de Lula por uma política de juros mais baixa. Além disso, 80% dos brasileiros reconhecem o racismo como um grave problema no país que precisa ser enfrentado, o que exige uma atuação centrada no combate ao racismo em todas as esferas do governo.

Por fim, é importante ressaltar que o governo Lula tem como desafio aumentar não apenas a avaliação positiva do governo como um todo, mas também a avaliação pessoal de Lula como líder. Lula é considerado o maior líder popular do país e o melhor presidente que o Brasil já teve, e é necessário que todo o governo siga o seu exemplo, sendo popular, altivo, sensível às demandas do povo e dirigente. A pesquisa mostra uma grande satisfação com os resultados do governo Lula, que assumiu a presidência em um momento de crise e tem se mostrado capaz de reconstruir o país com oportunidades, inclusão e otimismo.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.