BRASIL LULA POLÍTICA

As duas principais escolhas de Lula para substituir Dino no Ministério da Justiça

Desde que decidiu indicar Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula tem em mente duas principais opções para substituir Dino no comando do Ministério da Justiça.

O perfil que Lula tem considerado mais adequado para assumir o cargo é o de uma mulher. O Presidente tem expressado a seus auxiliares que esta é sua intenção principal. Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, da 'Folha de S.Paulo', o nome de Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, surgiu como uma possível escolha, embora ela tenha declarado a jornalistas que ainda não foi procurada para o cargo.

Um segundo nome que ganhou destaque entre os assistentes de Lula é a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. A ideia de colocar Gleisi na pasta já havia sido levantada dois meses atrás, quando a indicação de Dino para o STF ficou mais forte.

Porém, o grande desafio é que Lula ainda não tem um substituto para a presidência do PT, considerando Gleisi uma de suas aliadas mais próximas. Ademais, a deputada carece de intimidade com o Judiciário e conhecimento sobre os temas que a pasta demanda.

Entre os homens, o preferido para o cargo é Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do STF, que fez parte da comitiva de empresários que acompanhou o presidente na COP-28, nos Emirados Árabes.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.