Na manhã desta 4ª feira (29.nov.2023), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da reunião de encerramento da mesa redonda Brasil-Arábia Saudita em Riad. O presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para convidar o país do Oriente Médio a colaborar com o Brasil no avanço da produção de energia sustentável, alegando que em 10 anos o país sul-americano será chamado de 'a Arábia Saudita da energia verde'.
Em seu discurso, Lula declarou que o objetivo dos encontros globais realizados pelo governo não é apenas a busca por investimentos ou oportunidades de vendas, mas também a formação de parcerias. Assim, convidou os líderes sauditas a considerarem investimentos conjuntos entre a Petrobras e as empresas sauditas para a produção de fertilizantes.
Na sua visão, a Arábia Saudita também possui uma função crucial no Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Lula sugeriu que o país árabe desempenhasse um papel ativo no fortalecimento do Banco dos Brics, cooperando para reformar a abordagem dos bancos multilaterais para que pudessem oferecer financiamento a países mais pobres sem taxas de juros restritivas.
Antes de terminar a viagem, Lula enfatizou seu objetivo de reparar a imagem do Brasil no exterior através de suas visitas internacionais. A partir de 2024, o presidente planeja se dedicar a viajar pelos estados brasileiros e inspecionar obras. Até o final do ano, Lula terá visitado 24 países e passado 62 dias no exterior.
Deixe um Comentário!