O grupo Hamas revelou nesta segunda-feira (27 de novembro de 2023) que estenderá o cessar-fogo com Israel por mais dois dias. De acordo com o canal do grupo no Telegram, o Hamas concordou com o Qatar e o Egito em 'prolongar a trégua humanitária temporária por mais 2 dias, nas mesmas condições acordadas anteriormente'.
O cessar-fogo foi iniciado na última sexta-feira (24 de novembro de 2023) e iria expirar nesta segunda-feira (27 de novembro). Durante o primeiro dia, 24 reféns do Hamas foram libertados, incluindo 13 israelenses, 10 tailandeses e um filipino. Enquanto isso, 39 palestinos também foram soltos. No sábado (25), mais 17 reféns detidos na Faixa de Gaza foram liberados, sendo 13 israelenses e 4 tailandeses. Em resposta, Israel libertou 30 prisioneiros palestinos.
A Al Jazeera informou que a extensão do acordo inclui a libertação de mais 20 reféns israelenses e 60 prisioneiros palestinos. O acordo, que foi mediado pelo Egito e pelo Qatar, estipula a libertação de pelo menos 50 reféns mantidos pelo Hamas. Em contrapartida, Israel também vai liberar pelo menos 150 prisioneiros palestinos. Além disso, serão enviados caminhões com ajuda humanitária.
Durante a primeira fase do acordo, o Hamas deve libertar aproximadamente 50 mulheres e crianças israelenses com menos de 19 anos que estão detidas em Gaza, enquanto Israel irá soltar cerca de 150 prisioneiros palestinos, a maioria mulheres e menores de idade.
O Hamas divulgou em seu canal no Telegram, na quarta-feira (22 de novembro), um comunicado detalhando outros pontos do acordo.
Deixe um Comentário!