MÍDIA

Contas inativas do Google começarão a ser deletadas nesta sexta-feira

Contas de e-mail que não foram acessadas nos últimos dois anos serão deletadas, assim como arquivos armazenados na nuvem.

A partir desta sexta-feira (1º de dezembro de 2023), o Google iniciará o processo de apagar contas que se encontram inativas há dois anos ou mais. A decisão foi anunciada pela empresa em maio deste ano, quando atualizou suas políticas de contas para tratar de questões de segurança relacionadas a contas que não são acessadas.

A gigante da tecnologia sinalizou que contas que permanecem inativas por longos períodos podem se tornar alvos de roubos, spam e outras atividades ilícitas na web. Isso ocorre devido ao aumento das chances de comprometimento dessas contas, especialmente em virtude da ausência de verificações de segurança, presença de senhas obsoletas e falta de autenticação de dois fatores.

Importante destacar que apenas as contas pessoais que estiverem inativas por dois anos ou mais serão afetadas, tendo todos os seus e-mails e arquivos presentes no Google Drive, Docs, Meet e demais aplicativos do pacote deletados. Contas criadas por escolas, organizações ou empresas não serão atingidas por essa medida.

Para evitar que as contas sejam deletadas, o Google sugere que os usuários façam um acesso a elas pelo menos uma vez a cada dois anos. Utilizar a conta do Google no YouTube, fazer download de um aplicativo, compartilhar uma foto ou usar o Google Drive são maneiras válidas de manter o perfil ativo.

Por fim, o Google oferece o Google Takeout, um recurso gratuito que permite aos usuários exportar seus dados para um arquivo seguro, podendo assim escolher o que deve ser feito com sua conta e seus dados caso ela se torne inativa.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.