Chico Vigilante (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), concederá dois horas aos membros titulares e suplentes da comissão para apresentar emendas ao relatório final depois que terminar a leitura do relator. O relatório, uma compilação de 444 páginas que indicia 136 pessoas, está sendo analisado pelo relator, Hermeto (MDB).
A oposição declarou insatisfação com alguns nomes incluídos e deixados de fora da lista pelo relator. Algumas dessas exclusões incluem policiais militares presos pela Polícia Federal e que são alvo de uma acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). O único coronel indiciado nesse caso é Marcelo Casimiro, ex-comandante do 1° Comando de Policiamento Regional (1° CPR). Os opositores também querem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja indiciado.
O deputado distrital Gabriel Magno (PT) já protocolou uma requisição solicitando a inclusão de Bolsonaro e do ex-secretário Anderson Torres na lista de indiciados. Ele também pediu que o general Dias, ex-GSI, fosse removido do relatório.
As emendas podem ser votadas em bloco após o relatório ser aprovado. Membros da base governista também planejam adicionar alguns nomes. O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) está considerando solicitar o indiciamento do ministro da Justiça, Flávio Dino, que foi indicado ao STF pelo presidente Lula.
Os principais indiciados no texto de Hermeto incluem o coronel Casimiro, a coronel Cíntia Queiroz, Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-executivo da SSP e o general Gonçalves Dias, ex-GSI. Outros indiciamentos abrangem empresários e figuras públicas que prestaram depoimento à CPI, como Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, ambos acusados de incitação à animosidade das Forças Armadas e associação criminosa.
O empresário Maurides Parreira Pimenta foi acusado de incitação à animosidade das Forças Armadas e associação criminosa, por financiar o indígena José Acácio Serere Xavante, que foi preso e indiciado pelos mesmos crimes durante os protestos de 12 de dezembro.
Deixe um Comentário!