CELEBRIDADES CULTURA

Explicação de fã sobre regravações de Taylor Swift à bombeira em show de São Paulo fica popular

Swift está refazendo diversos discos antigos com o objetivo de se tornar proprietária dos masters de suas canções

Em uma fila para ver o show da cantora Taylor Swift em São Paulo, uma fã chamou atenção ao explicar a uma agente dos Bombeiros sobre o motivo da artista estar regravando seus primeiros álbuns. A conversa foi compartilhada no TikTok e já ultrapassou a marca de quase 100 mil visualizações. A fã detalhou sobre a desavença de Swift com sua antiga gravadora, a Big Machine, e a figura de Scooter Braun, acusado pela cantora de 'roubar' suas músicas, fazendo com que ela recebesse menos do que deveria pelos sucessos.

As regravações dos álbuns antigos de Swift ocorrem porque, apesar da cantora deter os direitos autorais de suas canções, ela não possuía os masters de seus seis primeiros álbuns. O master, que é a primeira versão completa e finalizada de uma música, só pode ter seu licenciamento autorizado para filmes, programas de televisão, comerciais ou uso de outros artistas pelo o seu proprietário.

Essa corrida de Swift para regravar seus álbuns e se tornar dona dos masters começou após desentendimentos com a Big Machine, a gravadora com que assinou contrato quando tinha 14 anos, em 2005. Normalmente, as gravadoras são proprietárias dos masters na indústria fonográfica. Swift tentou adquirir os direitos sobre os masters, mas a gravadora supostamente impôs um novo contrato para lançar mais seis álbuns. Em um golpe final, em 2019, Scooter Braun, ex-gestor de Swift e seu desavença na época, comprou a Big Machine e seu catálogo por US$ 300 milhões.

Desse modo, Swift começou a regravar seus primeiros álbuns em 2019 e solicitou aos seus fãs, conhecidos como 'swifties', que priorizassem as novas versões nos serviços de streaming. Seus fãs apoiaram o projeto, denominado 'Taylor's Version'. Em abril de 2021, Swift lançou a regravação de 'Fearless', seu segundo álbum, que conquistou seu primeiro Grammy de melhor álbum do ano. Em seguida, em novembro, relançou 'Red', o quarto álbum. No mês passado, foi relançado 'Speak now', seu terceiro álbum de 2010, com uma 'versão da Taylor'.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.