Diana Mondino, futura chanceler argentina, se reuniu com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília neste domingo. Durante a reunião, Mondino entregou um convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da posse de Javier Milei, presidente eleito da Argentina, que está marcada para 10 de dezembro.
Também foi discutido o atual estágio das negociações Mercosul-UE, além de aspectos da relação bilateral, de acordo com o Palácio do Itamaraty. A reunião contou com a presença dos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
O nome de Diana Mondino foi anunciado por Milei como a futura ministra das Relações Exteriores da Argentina na última segunda-feira. A posse de Milei tem despertado interesse para saber se Lula estará presente, já que durante a campanha ele apoiou o candidato Sergio Massa, que foi derrotado. No entanto, ainda não foi informado oficialmente se Lula irá participar da posse.
Um dos pontos de incerteza é o futuro do Mercosul, bloco que Milei critica, e do acordo comercial em negociação com a União Europeia. Enquanto Milei tem uma postura mais crítica em relação ao bloco, Lula defende fortalecer o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Deixe um Comentário!