ECONOMIA

Lote residual do Imposto de Renda é pago nesta quinta para 358 mil contribuintes

O pagamento será realizado na conta cadastrada na declaração do Imposto de Renda. No total, cerca de 358 mil contribuintes foram beneficiados.

Na quinta-feira (30), a Receita Federal está disponibilizando um pagamento residual referente ao Imposto de Renda Pessoa Física para aproximadamente 358 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco, totalizando R$ 762,9 milhões.

Os pagamentos serão realizados na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Na lista dos beneficiados estão 5.774 indivíduos com mais de 80 anos, 58.060 entre 60 e 79 anos, 6.654 com deficiência física, mental ou doença grave e 14.863 que têm o magistério como principal fonte de renda. Além destes, há 129.019 contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via declaração pré-preenchida ou Pix, e 144.367 contribuintes não prioritários.

O acompanhamento desse pagamento pode ser feito no site da Receita Federal, clicando em 'Meu Imposto de Renda' e em seguida em 'Consultar a Restituição'. Também é possível realizar essa consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Para os contribuintes que não encontrarem seus nomes na lista, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Em caso de pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se porventura a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. Nessa situação, o cidadão pode solicitar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição após um ano, ele pode requerer o valor através do Portal e-CAC. Ao acessar o site, deve-se clicar em 'Declarações e Demonstrativos', em seguida em 'Meu Imposto de Renda' e finalizar clicando em 'Solicitar restituição não resgatada na rede bancária'.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.