O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Dubai na sexta-feira (1). Representará o Brasil na conferência e falará como chefe temporário do G20, o grupo dos 20 países mais abastados. A fala do ex-presidente estará voltada para a agenda ambiental brasileira e dados sobre a repressão do desmatamento na Amazônia. Segundo o Inpe, houve uma queda de 22% no desmatamento na região em um ano.
Composto por vários ministros, a comitiva brasileira apresentará uma nova proposta de captação de recursos para países florestais. Além disso, o Brasil deve definir uma nova meta para diminuir os gases do efeito estufa. A meta atual é de redução de 50% das emissões de 2005 a 2030. A nova meta deverá ser de queda de 53%.
Antes do COP28, Lula passará por Riade (Arábia Saudita) e Doha (Catar). Ele busca atração de investimentos para projetos do Programa de Aceleração do Crescimento. No Catar, ele também deve discutir o drama entre Israel e o Hamas.
Finalizando a viagem, Lula irá para a Alemanha. O objetivo é debater sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Deixe um Comentário!