BRASIL LULA POLÍTICA STF

Lula irá indicar Flávio Dino e Paulo Gonet para cadeiras no STF e PGR, respectivamente

O presidente Lula anunciou a indicação do Ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR). O anúncio das nomeações deverá ser feito antes dele viajar para a Arábia Saudita para participar da COP-28.

O chefe de estado, Luiz Inácio Lula da Silva, resolveu indicar o Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para uma posição no Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para encabeçar a Procuradoria Geral da República (PGR).

De acordo com informações dos aliados e ministros do STF, as indicações serão confirmadas por Lula antes de embarcar na segunda-feira (27) para a Arábia Saudita, onde ele participará da 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-28). Em seguida, o presidente parte para Alemanha, com previsão de retorno ao Brasil no dia 5 de dezembro.

As nomeações de Dino e Gonet serão submetidas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e posteriormente ao plenário da Casa. Alcolumbre prometeu a Lula que irá agilizar o processo de sabatina antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 22 de dezembro. Vale lembrar que houve tensões entre Alcolumbre e o presidente no passado, mas recentemente houve uma reaproximação.

Lula informou Gonet sobre sua indicação à PGR neste domingo. A posição tem sido ocupada interinamente por Elizeta Ramos, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, desde setembro. O ex-procurador-geral, Augusto Aras, teve sua tentativa de recondução ao cargo barrada devido a seu passado associado a Jair Bolsonaro (PL).

Gonet, que tem o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes do STF, é um dos favoritos desde o início da disputa pela cadeira na PGR.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.