BRASIL ECONOMIA

Postos de trabalho com carteira assinada crescem 18,8% em outubro no Brasil

Houve um aumento na criação de empregos formais no país pela primeira vez desde março em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, mais de 1,78 milhão de postos de trabalho foram criados de janeiro a outubro.

Em outubro de 2023, a economia do Brasil gerou 190.366 postos de trabalho com carteira assinada, um aumento de 18,76% em comparação com o mês de outubro do ano anterior, quando foram criadas 160.291 vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Este número representa o saldo líquido, ou seja, a diferença entre contratações e demissões.

Este é o primeiro aumento registrado desde março, que contabilizou 194.171 vagas, contra 98.989 no mesmo mês de 2022. As vagas criadas em outubro superaram as expectativas do mercado, que projetava a criação de entre 100 mil e 175 mil empregos.

“Esperamos que novembro venha na mesma magnitude, agora está difícil calibrar o que vai acontecer em Dezembro (quando tradicionalmente o saldo é negativo). Creio que, nessa ordem de variação, de 1,9 milhões a 2 milhões, a previsão está mantida”, disse o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante entrevista coletiva.

Dos cinco principais setores da economia no mês, quatro registraram saldos positivos, com exceção da agropecuária que apresentou queda no número de contratações.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.