BRASIL ECONOMIA

R$ 25 bilhões serão destinados à faixa mais baixa do programa Minha Casa, Minha Vida, afirma Ministério das Cidades

A construção de 187 mil unidades em mais de 550 municípios é a proposta inicial

O Ministério das Cidades informa que planeja investir R$ 25 bilhões do orçamento deste ano para a construção de 187 mil moradias destinadas à faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, a classe de renda mais baixa. O projeto enfatiza que 108 mil destas unidades ficarão localizadas em terrenos de alta qualidade.

Segundo o ministério, esperam-se pelo menos 1.200 empreendimentos em mais de 550 municípios. Vale lembrar que a nova configuração do programa Minha Casa, Minha Vida permite maiores limites de financiamento para as propriedades, oferece mais subsídios e cobra taxas de juros mais baixas.

O programa foi iniciado em 2009 e extinto em 2020, dando lugar ao Casa Verde e Amarela, implementado no governo Bolsonaro (PL). Agora, com a volta do Minha Casa, Minha Vida no início do terceiro mandato do presidente Lula (PT), o governo tem a intenção de expandir o número de beneficiados e impulsionar o setor imobiliário nacional.

A meta do governo é que, em quatro anos, sejam financiados 2 milhões de imóveis, e 555 mil até o final deste ano. Os financiamentos valem tanto para imóveis novos quanto usados. Em 2022, pouco antes das eleições presidenciais, 380 mil unidades habitacionais foram contratadas no programa Casa Verde e Amarela.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.