O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pela nomeação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para preencher a vaga disponível no Supremo Tribunal Federal (STF). Além dessa indicação, Lula também selecionou o subprocurador Paulo Gonet para ocupar o posto de Procurador-Geral da República. As informações foram reveladas por dois ministros do STF neste domingo, dia 26.
A expectativa é que Lula faça o anúncio oficial no dia 27, antes de embarcar para Dubai, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28. Após o evento, o presidente segue para a Alemanha, com previsão de retorno ao Brasil em 5 de dezembro.
Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), também estavam na corrida pela vaga no STF deixada por Rosa Weber, em setembro.
As eleições do presidente ainda precisam passar pela avaliação do Senado. Os indicados serão entrevistados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cujo presidente é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Depois dessa fase, os nomes serão levados à consideração do plenário da casa.
Conforme levantamento do Estadão, Alcolumbre assegurou a Lula que irá marcar as sabatinas o mais rápido possível para que aconteçam antes do recesso parlamentar, que se inicia em 22 de dezembro.
Deixe um Comentário!