Na última terça-feira, 28, o Conselho Universitário da Unicamp outorgou o título de doutor honoris causa aos membros do grupo Racionais MC’s.
Essa concessão foi mencionada na Carta Antirracista, redigida em 2022 por alunos e professores do curso de Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro.
O coletivo, formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, foi reconhecido como “intelectuais públicos que interagem com o pensamento social brasileiro” pelo conselho.
O Consu também destacou a atuação política do grupo na luta contra o racismo e as violências sociais no Brasil, bem como a crítica social presente em sua obra.
Em novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia também concedeu o mesmo título a Mano Brown.
O título de doutor honoris causa é uma distinção outorgada a indivíduos que fizeram contribuições significativas para as ciências ou letras, ou que beneficiaram a humanidade ou a universidade de alguma maneira.
Desde a sua fundação, a Unicamp concedeu esse reconhecimento a 31 personalidades, como os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.
O trabalho de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, além de integrarem o mais importante grupo brasileiro de rap, é admirado pela sua atuação política e por suas letras que elevam a autoestima dos jovens negros da periferia.
Segundo o Consu, a obra dos Racionais MC’s está presente na vida cotidiana da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno foram incluídas como leitura obrigatória do vestibular.
Deixe um Comentário!