O governo federal comunicou nessa quarta-feira, dia 6, que realizou o pagamento de 2,4 bilhões de reais referente às dívidas com entidades internacionais que estavam pendentes até 2022 e um montante adicional de 1,4 bilhão de reais referente ao ano de 2023.
O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgou que, até o ano anterior, o país tinha uma dívida acumulada de 5 bilhões de reais com cerca de 120 instituições e fundos internacionais. A maioria dos atrasos ocorreu nos últimos seis anos.
O Ministério declarou que resta um saldo a ser pago de 1,2 bilhão de reais para quitar completamente a dívida com as entidades internacionais. Há uma previsão de que essa dívida seja saldada até o final do ano corrente.
Uma das regularizações destacadas pelo Ministério foi a do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, conhecido como Focem, que beneficia instituições e entidades situadas na fronteira com os países membros do bloco.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, expressou em uma postagem na rede social X que tal anúncio representa 'mais um avanço na economia brasileira'.
'Hoje, anunciamos o pagamento de R$ 2,4 bilhões em dívidas com organismos internacionais, o que mostra o esforço do governo do presidente Lula para quitar dívidas atrasadas, além de refletir a nossa compreensão e compromisso com soluções negociadas para o Brasil e maior integração com os países vizinhos', afirmou na postagem.
Deixe um Comentário!