MUNDO POLÍTICA SEGURANÇA PÚBLICA

Ao redor do globo: rejeição constitucional no Chile e medidas econômicas na Argentina

Conflito Israel-Palestina supera dois meses com mais de 21.000 vítimas fatais; Vaticano sinaliza abertura com a benção a casais homoafetivos. Confira a nossa cobertura das notícias internacionais da semana.

As principais notícias internacionais da semana de 17 a 22 de dezembro de 2023 foram marcadas pelo cenário político instável no Chile, medidas econômicas na Argentina, o conflito persistente entre Israel e o Hamas e, por fim, um progresso para a comunidade LGBTQI+ com a benção a casais homoafetivos pelo Vaticano.

Na última semana, o presidente do Chile, Gabriel Boric, sofreu outra derrota no plebiscito que visava aprovar uma nova Constituição. No último domingo (17.dez.2023), 55,6% da população chilena rejeitou a proposta de uma nova Carta Magna. Lembrando que, em setembro de 2022, os eleitores já haviam votado contra a mudança da redação constitucional, que está em vigor desde a ditadura do general Augusto Pinochet. Na sequência, a base aliada no Congresso declarou que não prosseguirá com uma terceira proposta.

O conflito entre Israel e o Hamas, grupo terrorista, já alcançou mais de 70 dias e estima-se mais de 21.000 vítimas fatais. Na terça-feira (19.dez.2023), o exército israelense conduziu um ataque em Rafah, cidade que faz fronteira com o Egito, situada na Faixa de Gaza. A ação resultou na morte de vinte palestinos, número confirmado pelo Ministério da Saúde do Hamas.

Rafah é um ponto estratégico pois é a única saída do enclave não controlada por Israel e também é por lá que entra a ajuda humanitária. Em contrapartida, na sexta-feira (22.dez.2023), o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução proposta pelos Emirados Árabes para intensificar a entrada de alimentos e outros mantimentos nas zonas de conflito. A votação acabou com treze votos a favor e duas abstenções: os Estados Unidos e a Rússia.

No meio da semana, na quarta-feira (20.dez.2023), o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou um conjunto de medidas para a desregulamentação da economia. Em seu pronunciamento, o presidente de ideologia libertária expressou que o decreto visa a reconstrução do país. Parte das medidas foi apresentada ao Congresso na sexta-feira (22.dez.2023) para votação. Além disso, Milei convocou sessões extraordinárias para discutir esse projeto e mais duas propostas: uma que pede uma nova cédula eleitoral e outro que visa eliminar a isenção do imposto de renda para parte da população.

Na mesma semana, o governo de Milei enfrentou a primeira grande manifestação de oposição, contudo, reuniu apenas 10.000 pessoas, o que é aproximadamente um quinto do total esperado pelos organizadores.

No início da semana, o Vaticano aprovou a benção a casais do mesmo sexo, sendo essa a primeira vez que tal medida é adotada. A decisão, aprovada pelo Papa Francisco, possui restrições. Por exemplo, as bençãos não poderão ser conduzidas durante as liturgias regulares da igreja e não poderão ser semelhantes a uma cerimônia de casamento.

Para encerrar a semana, na quinta-feira (21.dez.2023), um estudante abriu fogo contra seus colegas em uma universidade de Praga, na República Tcheca. O ataque resultou em uma cena trágica: quinze pessoas mortas, incluindo o atirador.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.