O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na cidade do Rio de Janeiro na madrugada de 5 de dezembro de 2023, após 8 dias visitando 4 países em seu giro internacional. Completando assim, um total de 62 dias viajando durante seu primeiro ano no terceiro mandato.
O presidente irá participar da Cúpula do Mercosul na cidade maravilhosa, sendo este o último evento de sua presidência do bloco. A reunião esperará a presença dos presidentes do Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, e acontecerá no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro.
Durante a viagem, Lula visitou países como Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes e Alemanha. A principal razão dessas visitas foi o evento da COP28, a principal conferência das Nações Unidas para discutir questões climáticas.
Antes da COP, o presidente fez paradas em Riade, na Arábia Saudita, e em Doha, no Catar. Durante essas visitas, Lula aproveitou a oportunidade para discutir sobre o conflito entre Hamas e Israel com os líderes locais.
Em sua volta, passou por Berlim, na Alemanha, onde assinou aproximadamente 20 acordos bilaterais, a maioria sobre questões ambientais e de desigualdade.
Essa foi a 15ª viagem internacional de Lula desde que assumiu a presidência. O Poder360 registrou um dia sempre que o presidente passou mais de 12h fora do país, seja no dia de ida ou volta.
Lula afirmou que essa foi sua última grande viagem ao exterior. Em novembro, disse que conseguiu atingir suas metas de recuperar a imagem do Brasil no exterior e a partir de 2024 dedicará seu tempo para visitar os estados brasileiros.
Deixe um Comentário!