BRASIL ESPORTE POLÍTICA STF

As tramas no STF para a volta de Ednaldo Rodrigues à CBF: entenda!

Partidos políticos são os responsáveis pelas duas ações correndo no STF; Os ministros André Mendonça e Gilmar Mendes são os relatores de cada uma delas.

Existem atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF) duas ações incomparáveis e independentes solicitando a reintegração da destituída diretoria da CBF. Os responsáveis por essas ações são partidos políticos. Uma das ações esta nas mãos de André Mendonça e a outra com Gilmar Mendes.

Muitas pessoas acreditavam que ambas eram iguais, ou que Mendonça havia sido substituído por Gilmar, mas elas estão na verdade defendendo diferentes argumentos.

Uma das ações está sendo liderada pelo PSD, e é relatada por André Mendonça, consistindo em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Essa ação alega que a remoção do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi ilícita e pede seu retorno ao cargo. Apesar do ministro ter inicialmente negado o pedido, o partido solicitou que Mendonça reconsiderasse sua decisão.

A outra ação, proposta pelo PCdoB, se baseia no caso da CBF para fazer uma reivindicação mais abrangente. Seu objetivo é debater a aplicabilidade da Lei Geral do Esporte a qualquer confederação esportiva através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A proposta do partido busca, entre outras coisas, o reconhecimento da legitimidade do Ministério Público para estabelecer Termos de Ajustamento de Conduta com entidades esportivas, algo que a Justiça do Rio julgou ilegal e utilizou como justificativa para afastar Ednaldo. Além disso, pedem a anulação de todas as decisões judiciais de interferência nas confederações, o que poderia beneficiar Ednaldo.

O ministro Gilmar Mendes, responsável por essa ação, pediu que o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União se manifestem com urgência. Embora seja uma ação de rotina, dependendo da resposta dos órgãos, o caso pode tomar proporções enormes.

A ação do PCdoB tem uma importância extra pois envolve a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos - também presidente do PCdoB. Ela consentiu que o partido entrasse com a ação no STF. A ação também envolve o Congresso (Câmara e Senado) - eles podem expressar suas opiniões caso desejem.

Por trás de ambas as ações está o secretário-geral da CBF, Alcino Reis. Ele é responsável por construir pontes e fazer movimentos de bastidores com os políticos, especialmente os de Brasília. A ação do PSD foi movida a pedido do senador Otto Alencar, do mesmo estado de origem de Alcino e Ednaldo Rodrigues - Bahia. Com relação à ação do PCdoB, Alcino tem uma ligação com o partido devido ao seu trabalho anterior com o Ministério do Esporte, cujo ministro era Orlando Silva - ainda membro do PCdoB.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.