BRASIL

Assistente virtual do Ministério da Saúde para informações sobre vacinação e combate a fake news é lançado

O Ministério da Saúde introduz uma nova ferramenta no WhatsApp com o objetivo de educar sobre a importância da vacinação atualizada e enviar lembretes sobre as campanhas. A interação é grátis e fácil de acessar.

O Ministério da Saúde apresenta sua mais recente iniciativa, uma ferramenta no aplicativo de mensagens WhatsApp que objetiva fornecer informações, esclarecer dúvidas e desmascarar notícias falsas relacionadas às vacinas distribuídas no Brasil, além da política nacional de imunização. De acordo com o Ministério, este assistente virtual, também conhecido como 'chatbot', vai informar também sobre os horários de abertura dos postos de saúde e como marcar consultas através do aplicativo ConecteSUS.

Para utilizar o serviço, basta adicionar o número (61) 9-9381-8399 na lista de contato do celular e mandar uma mensagem para esse número no WhatsApp. A partir daí, o usuário tem quatro opções para escolher:

O assistente virtual fornecerá lembretes sobre vacinação. A partir de 2024, por exemplo, a vacinação contra Covid-19 será anual para crianças de seis meses a cinco anos e para grupos prioritários, como idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Recentemente, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trouxe preocupações em relação à vacinação infantil no Brasil. De acordo com o documento, 1,6 milhão de crianças no país deixaram de tomar a primeira dose da vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Uma razão crítica para este número é a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas durante a pandemia da Covid-19.

É relevante mencionar que todas as vacinas administradas atualmente no Brasil possuem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que só concede a certificação após avaliar os riscos e benefícios do imunizante para crianças e adultos.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.