Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira 7, destaca que a avaliação do presidente Lula (PT) continua estável ao encerrar o ano de 2023, com 38% de aprovação. Enquanto isso, 30% dos entrevistados classificam sua gestão como regular e outros 30% como ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, realizada em setembro, esses percentuais eram respectivamente de 38%, 30% e 31%.
A análise aponta que o presidente Lula tem uma maior aprovação entre os nordestinos (48%) e entre aqueles com menor grau de escolaridade (50%). Todavia, a desaprovação cresceu para 39% entre os entrevistados com curso superior, e alcançou o mesmo índice entre os residentes do Sul. Há ainda, 47% dos brasileiros que ganham mais de 10 salários mínimos categorizando o petista como ruim ou péssimo.
No segmento dos mais jovens, a avaliação de Lula é regular para 40% deles. O levantamento também evidencia a resistência do presidente entre os evangélicos, que formam 28% do eleitorado brasileiro. Entre esse grupo, a desaprovação a Lula é de 38%, enquanto que entre os católicos, que representam 52% da população ouvida, o índice é de 28%.
Além disso, a pesquisa do Datafolha revela que 57% acreditam que Lula fez menos do que o esperado em seu primeiro ano de mandato. Em março, esse percentual era de 51%. Aqueles que consideram que o presidente superou as expectativas caíram de 18% para 16% no mesmo período, enquanto os que afirmam que ele fez o que era esperado se mantiveram estáveis, indo de 25% para 24%.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha com 2.004 eleitores em 135 cidades na terça-feira, dia 5. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Deixe um Comentário!