Conforme aponta recente pesquisa realizada entre 16 a 18 de dezembro de 2023, o desempenho dos governadores estaduais enfrenta uma percepção negativa por parte dos eleitores. Até o fim do primeiro ano de mandato, a avaliação que eles fazem dos seus respectivos gestores apresentou uma oscilação de 3 pontos para baixo, caindo de 35% para 31%.
Em paralelo ao índice de aprovação, a pesquisa apontou um aumento na avaliação negativa. Isso significa que agora 23% dos eleitores consideram a atuação dos governadores como “ruim” ou “péssimo”, registrando uma variação positiva de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Esses dados foram levantados através de 2.500 entrevistas realizadas em 244 municípios pelo Brasil, onde a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Vale ressaltar também que a avaliação dos gestores estaduais não sofreu grandes alterações nem mesmo com o recém eleito governo de Lula. Segundo os dados, os percentuais se mantiveram relativamente estáveis tanto entre aqueles que aprovam quanto entre os que desaprovam a nova gestão federal.
Outro dado interessante revelado pela pesquisa é o fato de que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro se dividem na avaliação dos governadores. Enquanto 34% deles consideram o desempenho como “bom”, “ótimo” ou “regular”, outros 27% classificam como “ruim” ou “péssimo”.
Deixe um Comentário!