O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta segunda-feira (4/12), em Berlim, dois contratos com o banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau). Estes acordos preveem um investimento total de R$ 611,3 milhões para apoiar projetos de infraestrutura sustentável e restauração ecológica no Brasil.
O BNDES receberá do banco alemão 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 535 milhões) em forma de empréstimo e uma doação adicional. A cerimônia de assinatura dos acordos contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, da diretora do KfW encarregada do financiamento internacional, Christiane Laibach, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Estes recursos serão direcionados para o Programa de Proteção Climática Sustentável no Brasil – Mobilidade. O programa foi elaborado com a finalidade de facilitar e estimular investimentos em inovação e sustentabilidade no transporte público das grandes cidades brasileiras. Ele prevê também o refinanciamento de empréstimos anteriormente concedidos a várias entidades, públicas ou privadas, conforme orientado pelo BNDES.
Segundo Mercadante, o investimento no transporte público é uma reflexão do pensamento de longo prazo do BNDES e do seu compromisso com a qualidade de vida das comunidades e o desenvolvimento sustentável do país. “Por meio desses investimentos, o Banco reafirma seu papel como agente de transformação, impulsionando positivamente a infraestrutura nas regiões metropolitanas do país”, afirmou.
Esta é a segunda colaboração entre o BNDES e o banco alemão no setor de mobilidade urbana. Em 2015, as duas instituições firmaram um acordo de financiamento de 265 milhões de euros para projetos como o Metrô de Salvador na Bahia e o VLT no Rio de Janeiro.
Deixe um Comentário!