DESTAQUES ECONOMIA MUNDO TECNOLOGIA

Bilionário Elon Musk enfrenta a Justiça por deixar de pagar US$ 5 milhões em bônus aos funcionários da X

Os funcionários alegam não ter recebido o bônus prometido para 2022, apesar das constantes promessas feitas por executivos antes e após a aquisição do antigo Twitter, agora chamado de X.

Elon Musk, o bilionário magnata, se vê agora em meio a um tumulto legal nos EUA. Os funcionários da X, anteriormente conhecida como Twitter, reivindicam na justiça o não cumprimento do pagamento de bônus prometido para o ano de 2022.

Vince Chhabria, Juiz de São Francisco na Califórnia, recentemente recusou o pedido de Musk para pôr fim ao processo coletivo. Este foi levantado por Mark Schobinger, juntamente com outros funcionários, alegando que a empresa não havia cumprido com o pagamento de 50% dos bônus de 2022.

A ação foi ajuizada em junho de 2023 por Schobinger, que serviu como diretor sênior de remuneração da X até sua saída em maio, de acordo com a revista Business Insider. Os funcionários argumentam que, apesar das promessas frequentemente feitas por executivos antes e após a aquisição da empresa pelo bilionário em outubro de 2022, a empresa não efetuou o pagamento do bônus referente àquele ano, estimado em torno de US$ 5 milhões.

Os advogados da empresa contra-argumentaram, afirmando que promessas verbais não seriam vinculativas e que o caso deveria ser julgado sob a lei do Texas. Porém, o juiz decidiu que as leis da Califórnia seriam aplicáveis ao caso. Independente da legislação estadual, todas as tentativas de abatimento 'falharam'.

Essa ação soma-se a uma série de outros problemas jurídicos enfrentados por Musk com a rede social, incluindo processos por não pagamento de aluguel e outros serviços, além de processos movidos por funcionários que foram demitidos ou que pediram demissão após a aquisição. Vale lembrar que Musk despediu mais de 75% dos funcionários que herdou da gestão anterior.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.