BOLSONARO BRASIL MUNDO POLÍTICA STF

Bolsonaro comunica Moraes que vai até a Argentina para participar da posse de Milei

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, em maio, deu autorização para a Polícia Federal apreender o passaporte do ex-presidente.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, comunicando a intenção do ex-presidente de ir à Argentina no próximo fim de semana para assistir a posse de Javier Milei.

Em maio, Moraes autorizou a apreensão do passaporte de Bolsonaro por parte da Polícia Federal, devido a uma investigação sobre uma possível falsificação de dados em cartões de vacinação. Para ir à Argentina, a apresentação de um RG é suficiente.

'Dedicando atenção às investigações em andamento e com profundo respeito a este juízo, o peticionário vem a público informar que estará temporariamente longe do país entre os dias 7 e 11 de dezembro', diz a petição, que foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira 5. 'A ausência ocorrerá devido a uma viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito.'

Lula (PT), o atual presidente, também foi convidado para a posse de Milei, porém não comparecerá ao evento. No seu lugar, a representação brasileira será feita pelo chanceler Mauro Vieira. Em 20 de novembro, logo um dia após a vitória do ultradireitista, o Palácio do Planalto já tinha sinalizado que Lula não participaria da posse.

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, mencionou em entrevista ao jornal O Globo que Lula se sentiu 'ofendido pessoalmente' por diversas declarações de Milei.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.