BRASIL CIÊNCIA POLÍTICA SAÚDE

Brasil lidera e se torna o primeiro país a incluir vacina contra dengue no sistema público!

O Brasil faz história ao ser o primeiro país mundial a disponibilizar a vacina contra a dengue, uma doença perigosa e letal, em um sistema de saúde público universal.

Em uma decisiva e histórica ação na quinta-feira (21 de dezembro de 2023), o Ministério da Saúde do Brasil incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o Brasil torna-se o pioneiro na oferta do imunizante em sistema público universal.

Devido à capacidade restrita de fornecimento de doses do laboratório fabricante da vacina, Takeda, a vacinação inicialmente será focada em público e regiões prioritárias e não será utilizada em larga escala. A previsão do laboratório é entregar 5,1 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024. A vacina exige um regime de duas doses.

A dengue é uma doença infecciosa que varia desde as formas assintomáticas até as mais graves, podendo, infelizmente, resultar em morte. Os sintomas típicos dessa enfermidade viral são fraqueza muscular, sonolência, recusa à alimentação e líquidos, vômitos e diarreia ou fezes amolecidas.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), até junho de 2023, houve 2.162.214 casos de dengue no mundo, resultando em 974 óbitos. Em 2022, foram registrados 2.803.096 casos apenas na região das Américas, com a maior parte deles ocorrendo no Brasil (2.383.001). O Brasil ainda liderou a lista de casos graves da doença, junto com a Colômbia.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.