CIÊNCIA MUNDO

Chuvas intensas trazem crocodilos às ruas na Austrália

Norte da Austrália lida com chuvas agravadas pelo fenômeno El Niño, gerando enchentes recordes para dezembro. Enquanto isso, o sul do país sofre com temperaturas acima dos 40°C.

O ciclone tropical Jasper desencadeou fortes enchentes na região nordeste da Austrália na segunda-feira, 18, isolando diversas cidades turísticas localizadas ao longo da Grande Barreira de Corais. As águas subiram a tal ponto que desencadearam uma infestação de crocodilos, inclusive um foi pego em um bueiro.

Over the weekend, the northern state of Queensland recorded months' worth of rain, causing some residents to leave their homes or take refuge on rooftops to escape the high-speed rivers that had once been streets.

'O desafio é que a chuva continua a cair e, até que uma diminuição ocorra, não podemos enviar assistência aérea para locais remotos', comentou o primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles, em entrevista à emissora local ABC Television. 'Presenciei vários desastres naturais e este é o mais grave que me recordo'.

Em Ingham, uma cidade de aproximadamente 5 mil habitantes, as autoridades conservacionistas capturaram um crocodilo de 2,8 metros de comprimento em um bueiro próximo a um posto de gasolina. Normalmente, o avistamento desses répteis é mais comum em áreas rurais, pântanos ou lagos.

Cairns, conhecida como a porta de entrada para a Grande Barreira de Corais e lar de mais de 150 mil pessoas, recebeu cerca de 600 mm de chuva nas últimas 40 horas. Essa quantidade de precipitação é o triplo da média histórica do mês de dezembro, de 182 mm, levando ao cancelamento ou adiamento de todos os voos do aeroporto local. Ainda foram compartilhadas imagens nas redes sociais mostrando aeronaves parcialmente submersas na pista do aeroporto.

Richard Barker, CEO do aeroporto de Cairns, informou à Sky News que bombas de água estão drenando as inundações desde domingo, mas 'ainda não conseguem acompanhar o volume de água que chega'.

A previsão do órgão de meteorologia da Austrália é de mais chuva. Esperam-se até 300 mm de precipitação em algumas regiões numa única sexta-feira de seis horas.

Queensland está em alerta de grandes inundações e seus rios estão próximos de bater recordes de nível da água, os mais altos desde 1977. Mais de 14 mil casas na região se encontram sem eletricidade. Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, afirmou que as forças de defesa do país estão prontas para operações de resgate e socorro.

O fenômeno climático El Niño tem agravado as condições na Austrália, provocando extremos climáticos como incêndios florestais, ciclones tropicais e secas prolongadas. Enquanto o nordeste do país luta contra as enchentes, o sudeste emitiu alertas para incêndios florestais. A cidade de Sydney, uma das maiores do país, deve enfrentar temperaturas acima dos 40ºC na terça-feira, 19.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.