O pedido de cassação contra o deputado André Janones (Avante-MG) ganhou força na Câmara dos Deputados. A denúncia, que envolve a prática conhecida como 'rachadinha' em seu gabinete, avançou no processo, e agora o parlamentar deverá responder pela quebra de decoro parlamentar na frente do Conselho de Ética da Casa.
Na ausência de Arthur Lira (PP-AL), que está participando da COP-28, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que está temporariamente no comando da Câmara, encaminhou a representação ao colegiado na sexta-feira (8).
No documento, o PL, liderado por Valdemar Costa Neto, acusa Janones de atos ilícitos e impróprios para a atividade parlamentar. A acusação é baseada em uma suposta 'rachadinha', relatada por ex-assessores do deputado e atualmente sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido de cassação foi feito após o site Metrópoles divulgar gravações indicando que Janones teria organizado o suposto esquema. A reunião teria sido gravada por um ex-assessor em fevereiro de 2019, logo após o deputado assumir seu primeiro mandato. No entanto, o deputado refuta as acusações.
O chamado 'rachadinha' é um termo político para a prática de designar cargos em comissão (de confiança) em troca de um pedaço dos salários dos funcionários.
Deixe um Comentário!