BRASIL MUNDO POLÍTICA

Contradição de Zelensky: Planalto afirma que presidente ucraniano foi formalmente convidado para posse de Lula

Yulia Svyrydenko, vice-primeira-ministra da Ucrânia, atendeu ao convite e esteve presente na posse de Lula após declaração de Zelensky afirmando não ter sido chamado.

Confrontando as afirmações do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o Palácio do Planalto reiterou nesta segunda-feira que ele foi sim, formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Zelensky, que esteve na posse do presidente argentino Javier Milei em Buenos Aires, afirmou que a sua ausência na posse de Lula em janeiro se deu por falta de convite. No entanto, o governo brasileiro nega essa versão.

De acordo com o Planalto, existe o registro do convite ao chefe de estado da Ucrânia e ainda aponta que o país do leste europeu foi representado na cerimônia pela vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko. Foi ela, inclusive, quem se encontrou com Lula no dia 31 de dezembro de 2022, levando as felicitações de Zelensky, que alegou não poder comparecer devido ao conflito com a Rússia.

Em resposta a pergunta do programa Fantástico da TV Globo, Zelensky afirmou: 'Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia', o presidente ucraniano reiterou sua versão.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.