BRASIL CRIME ORGANIZADO TECNOLOGIA

Copiando e colando para roubar: os maiores golpes virtuais do Brasil em 2023

Além do #PIXGolpe, roubos envolveram venda falsa de ingressos de Taylor Swift e crime ligado ao programa Desenrola Brasil.

Em 2023, uma série de golpes virtuais geraram preocupação e prejuízos entre os brasileiros. Destacam-se a fraude da falsa central telefônica '0800', a presença de um link criminoso relacionado ao programa governamental Desenrola Brasil e a artimanha de fraudar pagamentos por aproximação.

'Os golpes no Brasil são variados e exibem uma criatividade preocupante. Diferentemente do que observamos em outros países', destaca Marina Ciavatta, especialista em segurança da informação. Um dos golpes mais notáveis este ano foi o da suposta central telefônica '0800', onde criminosos simulavam ser funcionários bancários para convencer suas vítimas de que suas contas bancárias haviam sido comprometidas.

O golpe inclui uma solicitação para que a vítima clique em um link ou baixe um aplicativo, fornecendo assim aos criminosos o acesso à conta da pessoa. Já no golpe por SMS, a vítima é alertada sobre uma suposta compra de alto valor realizada em seu cartão de crédito e é incentivada a ligar para um número '0800' para solicitar o reembolso.

Porém, após ligar para o suposto número, ela é conduzida a executar uma série de procedimentos que culminam em uma transferência via PIX para os golpistas. Diante disso, o delegado Danilo Carvalho destaca que os bancos não operam dessa maneira e aconselha que o consumidor entre em contato com o gerente da sua conta bancária sempre que houver dúvidas.

Uma prática similar foi vista nas compras virtuais em que a opção de pagamento era o PIX, na funcionalidade copia e cola. Segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky, este golpe, que utiliza o vírus GoPIX, começa com anúncios maliciosos no Google. Assim, os criminosos adquirem espaços na plataforma para divulgar versões com erros de ortografia de termos populares, como 'WhatsApp Web' e 'Correios'.

Ao clicar nestes anúncios acreditando serem legítimos, o computador da vítima é infectado com o GoPIX, que monitora suas atividades e detecta quando ela realiza uma compra online e opta pelo pagamento pelo PIX copia e cola. 'Ao chegar na tela de pagamento, o cliente apenas precisa copiar um código e colá-lo no sistema PIX para efetuar o pagamento. O malware GoPIX intercepta este código e o altera para que a chave PIX do criminoso seja inserida no lugar da chave da loja', explica a Kaspersky.

Já o programa governamental 'Desenrola' também foi alvo de bandidos em 2023. Os golpistas criaram um chatbot para fazer falsas promessas de reduções de dívidas em 99% e fingiam realizar consultas de dados para avaliar a elegibilidade da pessoa ao programa. Por outro lado, um site de venda falsa de ingressos para o show da Taylor Swift no Brasil também foi identificado e retirado do ar.

Finalmente, criminosos criaram variantes de um malware que infecta computadores ligados a máquinas de pagamento com cartão para bloquear pagamentos por aproximação. Eles se passavam por funcionários de empresas de pagamento eletrônico e solicitavam que os lojistas baixassem um arquivo em seus sistemas ligados à máquina de cartão, oferecendo acesso remoto aos criminosos.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.