A Defesa Civil de Maceió comunicou nesta segunda-feira (4) que o afundamento da mina 18 da Braskem se reduziu para 0,25 centímetros por hora. Conforme o boletim da Defesa Civil, a mina localizada no antigo campo do CSA, no bairro Mutange, deslocou 1,77 metros e se movimentou verticalmente seis centímetros nas últimas horas. Devido ao risco de colapso da estrutura, o alerta máximo se mantém.
A Defesa Civil orienta para que a população não frequente a área desabitada até uma nova avaliação das condições do local. “Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, disse a instituição.
No último fim de semana, verificou-se uma diminuição na velocidade de deslocamento vertical da mina de sal-gema, que passou de 0,7 centímetros por hora para 0,3 centímetros por hora, e acumulou um afundamento de 7,4 centímetros ao final de semana.
Hoje, especialistas do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) discutirão a situação da mina 18 da Braskem com representantes das defesas civil municipais e estaduais. A equipe, composta por geólogos e especialistas em desastres e deslizamentos, ficará em Maceió durante toda a semana para analisar a mina e as possíveis ações na região.
Deixe um Comentário!