MUNDO POLÍTICA

Direito ao aborto: Kamala Harris em missão pelos EUA

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, lança uma campanha nacional em apoio ao direito ao aborto, uma questão central para os democratas na corrida presidencial de 2024.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira (19) que a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, iniciará uma turnê nacional para defender o direito ao aborto, uma questão que se tornou central para os democratas na corrida presidencial de 2024.

Em 24 de junho de 2022, a Suprema Corte, majoritariamente conservadora, reverteu uma decisão de 1973 que garantia o direito das mulheres ao aborto em todo o país, concedendo a cada estado a liberdade de elaborar suas próprias leis sobre o tema. Posteriormente, os estados se dividiram entre 20 governados por republicanos que proibiram ou restrigiram severamente o acesso ao aborto, principalmente no sul e centro, e aqueles que reforçaram esse direito.

O ponto de partida da turnê de Harris, chamada 'Luta pelas Liberdades Reprodutivas', será Wisconsin em 22 de janeiro. Wisconsin é visto como um estado crucial para as próximas eleições presidenciais, onde o democrata Joe Biden busca um segundo mandato. Acredita-se que ele enfrentará o ex-presidente republicano Donald Trump nas urnas.

Em um comunicado, Harris afirmou: 'Os extremistas em todo nosso país continuam lançando um ataque total às liberdades conquistadas com tanto esforço'. Ela também criticou os estados que criminalizam o aborto e forçam as mulheres a viajarem para outro lugar em busca do atendimento necessário.

'Continuarei lutando por nossas liberdades fundamentais e, ao mesmo tempo, juntarei aqueles, em todo os Estados Unidos, que concordam que cada mulher deve ter o direito de tomar decisões sobre seu próprio corpo, não o governo', prometeu Harris.

Segundo pesquisa, a maioria dos americanos apoia o direito ao aborto.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.