O Festival de Cinema de Cannes confirmou nesta semana que a presidente do júri da 77ª edição será Greta Gerwig, responsável pela direção do popular filme 'Barbie'
A cineasta de 40 anos, também reconhecida por seu trabalho como atriz e roteirista, segue os passos do sueco Ruben Ostlund. Em 2023, o júri liderado por Ostlund premiou o drama jurídico 'Anatomy of a Fall' com a Palma de Ouro.
Marcando uma vitória para a representatividade feminina, Gerwig é a primeira mulher americana a presidir o júri, uma apontamento destacado em comunicado pelo próprio Festival de Cannes.
A jovialidade de Gerwig também será uma lufada de ar fresco em Cannes, que desde 1966, quando contou com a atriz italiana Sophia Loren de 31 anos, não apresentava um presidente tão jovem.
Gerwig também é a primeira mulher a presidir o júri desde Cate Blanchet, em 2018, quebrando a tradicional predominância masculina do prestigioso festival.
O currículo de Gerwig inclui direções de outros filmes marcantes como 'Lady Bird ' (2017) e 'Little Women' (2019). Atualmente, está trabalhando na adaptação do famoso livro 'As Crônicas de Nárnia' para a plataforma de streaming Netflix, e já participou em mais de vinte filmes ao longo da carreira.
Deixe um Comentário!