ECONOMIA MUNDO

Economia chinesa deve alcançar expansão anual de 5%, afirma presidente do Banco Central

Pan Gongsheng, responsável pelo Banco Popular da China, expressa confiança de que a economia do país chinesa apresentará um aumento saudável e duradouro a partir de 2024.

A economia chinesa tem se recuperado, ganhando força, e a expectativa é de que atinja a meta anual de crescimento de 5%, segundo afirmou o presidente do Banco Popular da China (BPC), Pan Gongsheng, nesta terça-feira (28.nov.2023).

'Estou confiante de que a China desfrutará de um crescimento saudável e sustentável em 2024 e além', declarou Pan em uma conferência de alto nível em Hong Kong, coorganizada pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

A economia chinesa, na visão do presidente do BPC, permanece 'altamente resiliente graças aos seus pontos fortes, como capacidade de inovação, mercado grande, infraestrutura boa, cadeias industriais bem estabelecidas, recursos humanos ricos e bem-educados'.

Por isso, afirmou que a atuação deve ser voltada para aprimorar a estrutura econômica e estabelecer novos propulsores de crescimento. 'A transformação econômica em curso será uma jornada longa e difícil, mas é uma jornada que devemos percorrer', disse ele.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) chinês, principal medidor da inflação, está próximo do seu 'fundo do poço', de acordo com o presidente do BPC. Ele afirmou que não acredita no prolongamento da diminuição dos preços dos alimentos e prevê um aumento do IPC.

Ele assegurou que o banco central chinês manterá a política monetária acomodatícia para fornecer assistência à economia.

Pan se comprometeu a trabalhar para apoiar Hong Kong na posição de centro internacional de gestão de ativos e de gerenciamento de risco e também um futuro centro de tecnologia financeira e de finanças verdes na região Ásia-Pacífico. 'Acreditamos que, com todos os seus pontos fortes, um ambiente político favorável e seu povo talentoso e trabalhador, a posição de Hong Kong como um centro financeiro internacional será ainda mais reforçada', afirmou Pan. Fonte: Agência Xinhua.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.