MUNDO POLÍTICA

Eleições 2024: Ruído no Colorado, Trump é impedido de concorrer nas primárias

O ex-presidente Donald Trump tornou-se inelegível para as primárias eleitorais no Colorado, o que pode afetar suas perspectivas nas eleições presidenciais de 2024

A Justiça do Colorado tomou a decisão na terça-feira (19) de tornar Trump, favorito nesse estado, inelegível para as primárias do Partido Republicano em 2024, que ocorrerá em 5 de março.

De acordo com quatro dos sete juízes do Supremo Tribunal, Trump se envolveu na “insurreição” de 6 de janeiro de 2021 durante o ataque ao Capitólio. Eles afirmam que essa participação o torna inelegível para as eleições no estado do Colorado.

Para justificar a decisão, a Justiça utilizou o 14ª emenda da Constituição, uma lei que proíbe a ocupação de um cargo público nos EUA por aqueles que tenham se envolvido em uma insurreição. Essa emenda não é usada desde 1919.

O ex-presidente, Trump, já anunciou que pretende recorrer da decisão que pode ter impacto nas eleições presidenciais de 2024.

Noah Bookbinder do grupo Citizens for Responsibility and Ethics (CREW), elogiou a decisão, mencionando ser “um grande momento para a democracia”.

Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump, anunciou que pretende entrar com um recurso e pedir a suspensão dessa decisão que classifica como antidemocrática.

Não é só no Colorado que Trump enfrenta problemas legais. Sua elegibilidade para concorrer a cargos públicos está sendo questionada em vários estados dos EUA, como Minnesota e Michigan.

A questão da elegibilidade de Trump ainda é incerta em nível federal. O ex-presidente será julgado em Washington em março pelas acusações de conspirar para anular os resultados das eleições de novembro de 2020, que foram vencidas pelo democrata Joe Biden.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.