No dia 31 de dezembro de 2023, o Papa Francisco deu seu discurso de Ano Novo na Praça de São Pedro, no Vaticano. Seu endereço colocou em destaque o persistente conflito na Palestina juntamente com as vítimas de vários conflitos armados pelo mundo.
Concluindo o ano, o Papa enfatizou o custo humano dos conflitos bélicos: 'Quantas vidas humanas foram destruídas pelos conflitos armados? Quantas mortes? Quanta destruição, quanta dor? Quanta pobreza? Que os que se beneficiam desses conflitos possam ouvir a voz de sua consciência', exclamou.
Ele solicitou adicionalmente aos fiéis que continuassem orando pelos 'povos que estão padecendo devido à guerra', como por exemplo os ucranianos, palestinos, israelenses e sudaneses.
Revelou também um dado da ONU (Organização das Nações Unidas) que desde o dia 7 de outubro, após o ataque do Hamas a Israel, cerca de dois milhões de habitantes da Faixa de Gaza foram obrigados a se deslocar. Israel e Palestina atualmente enfrentam o maior conflito armado em anos na região.
No Sudão, a prolongada guerra civil já resultou em ao menos 400 mil refugiados. E na Ucrânia, o conflito com a Rússia conduziu ao segundo ano de duração.
Deixe um Comentário!