A prova do ENEM será novamente aplicada na terça-feira (12) e na quarta-feira (13) para um total de 93.620 alunos afetados por situações diversas e que não puderam realizar o exame na data marcada. Fazem parte desta leva estudantes que foram prejudicados pela marcação da prova em locais distantes além de 30 km de suas casas nas datas originais, os que solicitaram a relocação devido a questões de saúde ou problemas logísticos e o grupo de detentos.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), encarregado pela administração do ENEM, esse universo de candidatos engloba 84.169 do ENEM PPL (privados de liberdade adultos e jovens sob medida socioeducativa com restrição de liberdade) e 9.451 que pediram reaplicação.
A instituição não divulgou as razões para as solicitações de reaplicação. Contudo, é conhecido que, 50 mil estudantes haviam sido alocados a fazer prova longe de suas casas e deveriam ter a oportunidade de realizar as provas agora. Com apenas 9.451 requerimentos de reaplicação, inclusive os de estudantes que estivessem com doenças infectocontagiosas ou enfrentassem problemas de logística, não é possível deduzir se os restantes desistiram do exame ou já o realizaram nas datas originais.
Já o exame do ENEM PPL é aplicado desde 2010 pelo Inep, em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). A prova segue com o mesmo grau de dificuldade do ENEM regular, alterando-se apenas a aplicação, que é realizada nos respectivos centros prisionais e unidades socioeducativas indicados pelas secretarias estaduais. A participação é exclusiva para aqueles que concordam com os termos de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, através de um sistema online.
Na data da reaplicação, serão exigidas a elaboração de uma Redação e a solução de 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias na primeira data. No segundo dia, os candidatos enfrentarão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
O exame será feito a partir das 13h30 até às 19h na terça-feira e das 13h30 às 18h30 na quarta-feira. O gabarito oficial será divulgado em 27 de dezembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep, e os resultados finais, em 16 de janeiro de 2024, na página do candidato.
Deixe um Comentário!