CORRUPÇÃO CRIME ORGANIZADO SEGURANÇA PÚBLICA

Flagrado com dinheiro vivo, conheça Vinícius Sarciá, o ‘irmão de consideração’ de Cláudio Castro e alvo da PF

Presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio, Vinícius Sarciá, é alvo da Operação Sétimo Mandamento da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção no estado.

Vinícius Sarciá Rocha, presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), foi flagrado pela Polícia Federal nesta quarta-feira (20) com dinheiro vivo em uma ação de busca e apreensão. Ele é popularmente conhecido como 'irmão de consideração' do governador do Rio, Cláudio Castro (PL). A descoberta ocorreu no âmbito da Operação Sétimo Mandamento, que investiga possíveis crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro executados em projetos de assistência social entre 2017 e 2020.

Segundo a PF, a organização criminosa infiltrou-se em setores de assistência social no estado do Rio de Janeiro e praticou fraudes em licitações e contratos administrativos, especificamente nos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel. O esquema ainda envolvia o desvio de verbas públicas e pagamentos de 'propinas' aos participantes do esquema criminoso. Há evidências de pagamento de vantagens ilícitas de 5% a 25% em contratos de assistência social, totalizando mais de R$ 70 milhões. O inquérito segue em sigilo.

Vinícius Sarciá Rocha é filho de Wilma Correa Sarciá, esposa de Clerton Castro - pai de Cláudio Castro - e tem uma longa história na política do Rio de Janeiro. Desde 2005, iniciou sua carreira nos bastidores da política, em gabinetes do PSC, partido anterior do governador que foi incorporado ao Podemos. Em 2005, foi nomeado assessor no gabinete do então vereador Márcio Pacheco (PSC), que também tinha como chefe de gabinete Cláudio Castro por 12 anos.

Sarciá também atuou como assessor do vereador Eduardo Moura e, quando Castro foi eleito vereador, tornou-se Diretor de Comunicação na Câmara do Rio, marcando ainda mais sua proximidade com Castro. Finalmente, sua trajetória o levou ao governo do Estado em 2019, quando Castro tornou-se vice-governador. As conexões e influências de Sarciá no governo do Rio o colocaram, nesta quarta-feira, no centro de uma operação da Polícia Federal para desmantelar um esquema de corrupção.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.