Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula para o Suprema Tribunal Federal (STF), compartilhou sua alegria e gratidão em uma postagem na rede social logo após sua aprovação na noite de quarta-feira (13). Ele declarou: 'Estou feliz e honrado. Agradeço a confiança do Presidente da República e do Senado Federal, que aprovaram a minha Indicação ao Supremo Tribunal Federal.'
A indicação ocorreu na vaga deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber em outubro. Dino, que até o momento é o Ministro da Justiça, passou por uma sessão de sabatina de mais de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira.
Depois da sabatina, os Plenários do Senado votaram a favor da indicação de Dino para o STF, com 47 votos a favor e 31 contra. Após a aprovação, várias autoridades governamentais, membros do Congresso Nacional e ministros do STF felicitaram Flávio Dino.
O futuro ministro, que ainda tomará posse, herda um acervo de 343 processos em andamento, incluindo ações e recursos, deixados por Rosa Weber.
Flávio Dino de Castro e Costa, 55 anos, advogado, ex-juiz, professor e político, nasceu em São Luís, MA. Formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dino atuou como juiz federal de 1994 até 2006. Atuou também como juiz auxiliar no Supremo quando Nelson Jobim presidia a Corte. Em 2007, deixou a judicatura para assumir o cargo de Deputado Federal (2007-2011) e posteriormente presidiu a Embratur no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2014).
Deixe um Comentário!