Gilmar Mendes tem se dedicado nos últimos meses para convencer o presidente Lula a escolher Flávio Dino para ser indicado ao Supremo Tribunal Federal. Ele tem trabalhado incansavelmente, sabendo que a indicação do presidente por Dino só é o primeiro passo.
Para que Dino consiga realmente uma vaga no STF, é necessário obter pelo menos 42 votos no Plenário do Senado, marcado para o dia 13. Levando isto em conta, Gilmar tem entrado em contato com vários senadores, membros dos dois terços dos 81 senadores com quem ele tem relação, pedindo votos para Dino.
Ele tem conseguido promessas de votos - que, vale lembrar, são secretos - de alguns parlamentares do Centrão e da oposição. Dino, por sua vez, também tem o apoio declarado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do influente presidente da CCJ, Davi Alcolumbre.
Apesar de muitos governistas afirmarem que Dino já teria garantidos mais de 50 votos, a realidade é que ninguém parece estar totalmente confiante disso. No entanto, a perspectiva de Dino ser rejeitado é baixa, embora isso não signifique que possam relaxar os esforços. Portanto, é seguro afirmar que Gilmar está profundamente envolvido nesta questão.
Deixe um Comentário!