BRASIL LULA POLÍTICA SENADO STF

Flávio Dino pode ser o segundo juiz nordestino no STF; confira a origem de cada magistrado

Indicado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) por Luiz Inácio Lula da Silva, o maranhense e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, caso aprovado pelo Senado, se juntará ao ministro Nunes Marques, do Piauí, como os únicos magistrados do Nordeste na corte atual.

O presidente Lula indicou Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), e se a indicação for aprovada pelo Senado, Dino poderá se tornar o segundo juiz do Nordeste na configuração atual do tribunal. Dino, que é do Maranhão, se uniria ao Ministro Nunes Marques, de Teresina, no Piauí, como o único representante regional.

A composição do STF tem sido caracterizada por uma desigualdade na representação dos Estados ao longo da história. Na formação atual, sete ministros são do Sudeste, um é do Sul, um do Nordeste, um do Centro-Oeste e nenhum do Norte, de acordo com dados do tribunal que levam em conta onde o juiz nasceu.

Dino poderia se tornar o sexto magistrado nascido no Maranhão a fazer parte da corte mais alta do país durante a República. Antes dele, os ministros Costa Barradas (Deodoro da Fonseca), Pindahiba de Mattos (Floriano Peixoto), João Pedro Belfort Vieira (Prudente de Morais), Viveiros de Castro (Venceslau Brás) e Carlos Madeira (José Sarney) foram nomeados para o STF.

Segundo o tribunal, os estados com mais representação na história republicana foram Rio de Janeiro com 33 indicações, Minas Gerais com 30, São Paulo com 26 e Rio Grande do Sul com 18 - que são do Sul e do Sudeste. O Nordeste teve 55 membros nomeados ao longo da história, sendo Bahia com 14 indicações e Pernambuco com 11 como os mais representados.

Nos 132 anos do tribunal, vários estados e o Distrito Federal ainda não tiveram um ministro entre os nomeados, incluindo Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A atual formação do STF é composta por juízes de seis estados: São Paulo é representado por Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Cristiano Zanin; Rio de Janeiro por Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; Edson Fachin do Rio Grande do Sul; Gilmar Mendes do Mato Grosso; Cármem Lúcia de Minas Gerais; e Nunes Marques do Piauí.

Gilmar Mendes é o único juiz que nasceu em um estado, mas construiu sua carreira em outro - Mato Grosso e Brasília, respectivamente.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.