BRASIL CIÊNCIA CULTURA MUNDO

Fogo toma posse da área fronteiriça do Patrimônio dos Elefantes em Mato Grosso

Um incêndio iniciado por um vizinho em uma lixeira de construção se espalhou para a área do Santuário de Elefantes, mas os animais estão seguros, garantem os funcionários.

Uma queimada acidental deflagrada nessa quinta-feira (28), atingiu a área limitante da propriedade do Santuário dos Elefantes - Brasil (SEB), localizado na bela Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A propriedade tem cerca de 1.200 hectares e fornece um refúgio seguro para elefantes necessitados.

De acordo com o SEB, um vizinho estava incinerando detritos de construção em uma propriedade rural adjacente ao santuário. O fogo rapidamente fugiu ao controle e se alastrou para a área do santuário, mas os responsáveis pela administração do espaço asseguraram que o incêndio está na parte mais distante do habitat dos elefantes.

Pelas palavras do SEB: “O local onde o incêndio está situado é um terreno de difícil acesso a pé, o que dificulta o seu controle. Portanto, as primeiras medidas foram monitorá-lo e permitir que queimasse até chegar a um local de mais fácil acesso para os bombeiros. Caso a situação piorasse, a estratégia seria usar uma aeronave para jogar água sobre o incêndio”.

No perfil social da instituição, os representantes do Santuário dos Elefantes compartilharam com os internautas detalhes sobre o incêndio, fazendo um monitoramento desde que sentiram o cheiro de fumaça. As mensagens tranquilizaram os amantes dos animais, informando-lhes que os elefantes estão seguros. “O mais importante é que os elefantes estão a salvo. Eles estão distantes da área em chamas. Nenhum deles tem reagido negativamente ao fato de estar ocorrendo um incêndio à distância. Por enquanto, não há cheiro forte de fumaça perto deles e o ar está limpo”, informou SEB.

Scott Blais, presidente e cofundador do santuário no Brasil, capturou imagens aéreas do incêndio usando um drone do santuário. Isso possibilitou uma avaliação precisa da distância e tamanho do fogo. Os materiais foram enviados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que se surpreenderam com a rapidez com que o fogo estava se alastrando, de acordo com a nota do Santuário.

Para auxiliar ainda mais no combate ao incêndio, um helicóptero deverá ser enviado pelo governo de Mato Grosso para fornecer detalhes adicionais que possam ser úteis no planejamento das ações. Conforme a instituição, mesmo sem a presença de focos de incêndio, os bombeiros militares costumam fazer visitas regulares ao local para monitoramento.

O Santuário de Elefantes - Brasil é o único de seu tipo na América Latina. Ele é administrado pelo Global Sanctuary for Elephants (GSE) e pela ElephantVoices, ambas organizações internacionais com especialização nestes majestosos animais. Atualmente, o santuário abriga seis elefantes fêmeas da espécie asiática, resgatados de circos, zoológicos e um ecoparque na Argentina.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.