Em Outubro foram registradas 837.419 tentativas de fraude contra clientes e companhias em todo o país, o que equivale a uma tentativa a cada 3,2 segundos, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Houve um crescimento de 2,3% em comparação ao mês de setembro. A maior parcela de ocorrências foi no segmento bancário e de cartões, com 50,2%, enquanto o setor de serviços foi o menos atingido, com 28,2% dos casos.
A Serasa Experian atribui esse crescimento nas tentativas de fraude ao aumento nas compras e no uso de crédito nos últimos meses do ano. Muitos criminosos se aproveitam dessa época para roubar identidades e realizar fraudes como pedido de empréstimos e abertura de contas bancárias.
Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, ressalta a importância da prevenção de fraudes, que é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias. 'A segurança e autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes', afirmou.
Os consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os principais alvos dos criminosos, enquanto aqueles com até 25 anos registraram a menor incidência (7%).
Todas as unidades federativas tiveram um aumento nas ocorrências fraudulentas em outubro, sendo a região Norte a que teve as maiores variações em Rondônia (3,1%), Amazonas (2,7%), Acre (2,7%), Tocantins (2,6%) e Roraima (2,6%). São Paulo liderou o ranking de investidas criminosas, com uma participação de 28,8% e um total de 241.379 ocorrências.
De acordo com o indicador, foram registradas 3.866 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes no Brasil. Entre as unidades federativas, o Distrito Federal liderou esse ranking (6.376), seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251).
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