Nesta terça-feira, 5 de dezembro de 2023, o governo brasileiro informou que as reuniões do G20 em 2024 serão realizadas em 13 cidades diferentes espalhadas pelo Brasil. Os primeiros encontros do G20 estão programados para iniciar em 11 de dezembro de 2023, com a cúpula agendada para 18 de novembro de 2024. Há uma grande expectativa de que, ao descentralizar os encontros, seja possível dinamizar o turismo local e trazer mais acessibilidade à agenda.
As reuniões temáticas envolvendo as 20 maiores economias do planeta serão sediadas em cinco regiões do país: três no sudeste, cinco no nordeste, duas no sul, duas no norte e uma no centro-oeste.
O G20 opera com dois grupos paralelos, a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. Na Trilha de Sherpas, diplomatas designados por cada país negociam a agenda da cúpula. Já a Trilha de Finanças se concentra em questões macroeconômicas e consiste em ministros da economia e presidentes de bancos centrais. Em uma decisão inédita, ambos os encontros serão realizados juntos no início dos eventos do G20 - anteriormente, estas reuniões aconteciam no final dos trabalhos. Com 15 grupos de trabalho na Trilha de Sherpas e 7 na Trilha de Finanças, 'a integração entre as esferas políticas e financeiras em nível global será um desafio central durante esses encontros', de acordo com um comunicado da organização.
Espera-se que, ao mudar a localização das reuniões, o governo brasileiro torne o evento mais representativo e acessível. Além disso, a chegada das comitivas nas cidades escolhidas deve ajudar a impulsionar a economia e o interesse local. O secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal e coordenador do G20 Brasília, Paco Britto, destacou que Brasília tem mais de 500 vagas em hotéis disponíveis para o evento.
As primeiras reuniões do G20 serão realizadas em Brasília no dia 11 de dezembro de 2023. Os encontros ministeriais terão início no Rio de Janeiro, cidade sede da cúpula, em 21 de fevereiro, sob a coordenação do ministro do Itamaraty, Mauro Vieira. A Trilha de Finanças terá sua reunião em São Paulo nos dias 28 e 29 de fevereiro, liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Deixe um Comentário!