O Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, revelou o aplicativo chamado 'Celular Seguro', uma nova ação do governo Lula para combater o roubo de celulares, tornando-os inutilizáveis após o crime. O aplicativo estará disponível para download em lojas virtuais a partir da terça-feira (19).
Com um simples clique, a pessoa que teve seu aparelho roubado poderá notificar ao mesmo tempo a Anatel, os bancos, as operadoras de telefonia e outros aplicativos. Ademais, as mensagens enviadas por SMS também serão bloqueadas. Apenas usuários cadastrados no Gov.br terão acesso a esta ferramenta da era Lula.
Em caso de furto, o app orienta os seguintes passos para registrar a ocorrência: selecione o número do aparelho em 'Meus Telefones' ou 'Telefones de Confiança'; selecione o aparelho com problema da lista de telefones cadastrados; clique no botão 'Alerta' para criar uma nova ocorrência, registrando o QUÊ, QUANDO e ONDE ocorreu. Ao emitir a ocorrência, será exibido um número de protocolo, composto pela data do registro, o número do telefone bloqueado e o CPF do solicitante. Este protocolo deverá ser arquivado.
Uma vez registrada a ocorrência, o 'Celular Seguro'do governo Lula fará a integração com as instituições participantes, possibilitando o compartilhamento de dados com operadoras e bancos para suspender o dispositivo e os serviços financeiros ligados a ele.
Deixe um Comentário!