Durante um encontro em Dubai para a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teceu elogios a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela iniciativa de criar uma mecânica global de financiamento para a preservação florestal no dia 1º de dezembro de 2023.
Haddad apontou que a maneira como os seres humanos vivem causou 'problemas colossais' que necessitam ser resolvidos. Ele disse: 'O relógio está contra nós. O relógio está correndo e nós estamos vendo as coisas piorando. Estamos nos sentindo cada vez mais impotentes e a resposta a isso tem que ser uma ação na direção contrária, efetiva, rigorosa e o que nós vamos viver aqui é o fruto de um engenho coletivo'.
De acordo com o ministro, há cerca de 10 a 20 anos atrás, a maioria das pessoas acreditava que havia um conflito entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. No entanto, atualmente, as pessoas valorizam a ciência, a verdade e a natureza e entendem que o equilíbrio entre a economia e o meio ambiente é crucial.
Haddad mencionou ainda a existência de um 'negacionismo infeliz em curso', composto por indivíduos que desconsideram a possibilidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Ele conclui que, para superar as crises atuais, serão necessárias inovações e a criação de novos formatos financeiros e incentivos.
Deixe um Comentário!